DO LEGADO AO IMPACTO PRESENTE:O PROJETO EMPREENDER PARA CRESCER E VENCER EM FAMÍLIA

No coração do Rio de Janeiro, uma iniciativa inovadora está tomando forma para capacitar mulheres empreendedoras e fortalecer laços familiares. O projeto "EMPREENDER PARA CRESCER E VENCER EM FAMÍLIA", liderado pelo Rotary Club do Rio de Janeiro, surge como uma resposta às necessidades da comunidade local e como um farol de esperança para um futuro mais próspero.

Originado de Subsídio Global da Fundação Rotária (PROJETO GLOBAL - GG 2349400), recebemos a verba de R$ 691.282,96 equivalente a USD 142.532,57, o projeto visa o treinamento de 270 mulheres (das quais 70 com deficiência auditiva) em parceria com o SEBRAE, a Secretária de Assistência Social da Prefeitura do Rio de Janeiro e do INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Com duração de 18 meses, o projeto oferece aulas de capacitação, material didático e orientação para elaborar um plano de negócios visando empreender em suas comunidades.

Uma das principais características deste projeto é fornecer treinamento em empreendedorismo sem deixar de lado o desenvolvimento humano que fortaleça os vínculos familiares. Acreditando no poder da educação e capacitação, o projeto oferece uma variedade de cursos e oficinas que abrangem desde o desenvolvimento de habilidades empreendedoras até a gestão financeira e familiar.

Além disso, o projeto enfatiza a importância da inclusão e diversidade. Reconhecendo as barreiras enfrentadas por mulheres com deficiência auditiva, o Rotary Club do Rio de Janeiro está comprometido em garantir que todas as mulheres matriculadas, independentemente de sua condição, tenham acesso igualitário às oportunidades oferecidas pelo projeto. Para isso, parcerias estratégicas foram estabelecidas com instituições como o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), garantindo que o projeto seja verdadeiramente inclusivo.

Ao longo de sua jornada, o projeto "EMPREENDER PARA CRESCER E VENCER EM FAMÍLIA" conta com o apoio não apenas de nosso Clube, mas também de outras organizações e instituições parceiras, incluindo a Caixa Econômica Federal e o Sebrae-RJ. Essas parcerias refletem o compromisso coletivo de criar um impacto positivo e duradouro na comunidade, unindo esforços em prol de um objetivo comum.

A parceria internacional firmada com o Rotary Hamburgo-Alemanha resultou na participação de 71 Rotary Clubs do Distrito 1950 da Alemanha, destacando que a distância geográfica em Rotary não impede a colaboração e realização de ações significativas e impactantes.

O lançamento oficial deste projeto está marcado para o dia 28 de fevereiro de 2024, no Iate Clube do Rio de Janeiro, um marco significativo que representa o início de uma jornada de transformação e capacitação para as mulheres empreendedoras do Estado, coincidindo com os 101 anos de história do Clube. Com o apoio do Rotary Clube do Rio de Janeiro e de suas valiosas parcerias, o futuro destas mulheres e suas famílias ganha uma nova perspectiva de esperança e oportunidade.

O Projeto não é apenas uma iniciativa; é um compromisso sólido com o empoderamento feminino e o fortalecimento familiar que está alinhado com a área de enfoque do Rotary no DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E COMUNITÁRIO

Nós, do Rotary, nos dedicamos a implementar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e comunitário, criando oportunidades de trabalho decente e produtivo. Este projeto em particular é um exemplo concreto desse compromisso, pois não só capacita mulheres empreendedoras, mas também apoia líderes comunitários em regiões menos favorecidas, enfatizando especialmente o papel das mulheres. É, portanto, um testemunho vivo do poder transformador da solidariedade e do compromisso rotário.

CONVITE - LANÇAMENTO DO PROJETO

O lançamento do Projeto será durante uma reunião plenária no dia 28 de fevereiro de 2024.

Inscrições - https://forms.gle/37Hs9unsQG4EGo6h9 - VAGAS LIMITADAS

Por - Patrícia Leal