1º SEMINÁRIO NACIONAL: MULHERES LÍDERES EM ROTARY

O 1º SEMINÁRIO NACIONAL: MULHERES LÍDERES EM ROTARY foi um evento histórico e inspirador que reuniu rotarianas e convidados no Centro de Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, no dia 13 de junho de 2023. O seminário teve como tema A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DAS MULHERES EM ROTARY e objetivo discutir a participação feminina na organização que completou 35 anos de inclusão das mulheres em seu quadro associativo.

O seminário foi idealizado por nossa Presidente 2022-2023, Odete Henriques, a presidente do Centenário do Rotary no Brasil. Em seu discurso de abertura, ela destacou o papel das mulheres no Rotary e na sociedade, e ressaltou a necessidade de ampliar a diversidade, a equidade e a inclusão nos clubes e nos projetos humanitários.

O evento contou com a presença de palestrantes renomadas que compartilharam suas experiências, inspirações e dicas para as mulheres que desejam se destacar e fazer a diferença em Rotary. A Gov. 1998-1999 do Distrito 4570, Adélia Villas, falou sobre a linha do tempo da mulher em Rotary, desde a primeira rotariana da América Latina, Emma Hildinger, até a primeira governadora do Brasil, ela própria. Falou ainda sobre exemplos de projetos liderados ou apoiados por mulheres que impactaram positivamente as comunidades locais e globais. A Gov. 2015-2016 Ivone Sachetto, falou sobre a mulher e a cultura em Rotary, enfatizando a importância da educação, da arte e da literatura para o desenvolvimento humano. A Gov. Indicada 2024-2025 do Distrito 4571, Alcione Viana, falou sobre os desafios da mulher no mercado de trabalho e o preconceito velado, em alguns clubes, com a presença da mulher em Rotary, relatando as dificuldades e as conquistas que enfrentou em sua trajetória profissional e rotária. A Patronesse do evento, a Gov. 2012-2013 do Distrito 4570, Alice Cavalieri, falou da importância da mulher frente às ações do Rotary e deu dicas motivadoras aos presentes.

O seminário foi encerrado com a Presidente 2022-2023 Odete Henriques homenageando as rotarianas e fazendo a entrega do Certificado de Reconhecimento e a Medalha "PRÊMIO BRIGITTE BARRETO" de distinção a rotarianas líderes que se destacaram em Rotary para as palestrantes.

O Seminário foi transmitido ao vivo pela sala ZOOM do Rotary Club Rio de Janeiro e foi considerado um sucesso pelos participantes e pelos organizadores, que pretendem realizar novas edições no próximo período.

Acesse a mais fotos clicando aqui no link para o FACEBOOK