ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO NA AÇÃO DE DESCARTE SOLIDÁRIO DE ELETROELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS

O Rotary Club do Rio de Janeiro - Distrito 4571 - foi um parceiro na realização da Ação Interclubes de Coleta de Descarte de Resíduos Eletroeletrônicos, que ocorreu no sábado, dia 2 de dezembro, na Praça do Lido. Esta iniciativa, liderada pelo Rotary Club de Copacabana, teve como foco a solidariedade e a sustentabilidade, valores que ressoam profundamente na missão do Rotary International, especialmente em sua Area de Interesse no Meio Ambiente.

Das 8h às 15h, o Clube, em conjunto com a equipe do Programa de Descarte Solidário (PDS), disponibilizou um Drive-Thru para receber descartes de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, baterias, pilhas e lâmpadas de LED. Esses materiais, frequentemente descartados de maneira inadequada, foram coletados pelo Programa Descarte Solidário (PDS), uma iniciativa do Rotary Distrito 4571 em colaboração com duas empresas especializadas em logística reversa e reciclagem, a Green Eletron e a GM&C.

O PDS é reconhecido pelo seu compromisso solidário com as entidades locais por onde passa. Além de assegurar a total destruição dos dados presentes nos equipamentos e a rastreabilidade do processo, o programa também contribui financeiramente para a Fundação Rotária, os clubes de Rotary e as entidades envolvidas na ação. Dessa forma, o descarte responsável de resíduos resulta em contribuições financeiras para organizações filantrópicas e programas humanitários promovidos pelos rotarianos para a comunidade.

Nossa Diretora 2023-2024 da Comissão do Meio Ambiente Sandra Albuquerque esteve presente na ação colaborando com material para descarte e foi recebida tanto pela Pres. 2023-2024 Zélia Carvalho do RC de Copacabana quanto pelos voluntários do 44º Grupo Escoteiro de Copacabana, jovens dedicados e motivados com a iniciativa. O RC do Rio de Janeiro solidificou ainda mais essa ação, emparceirando-se e oferecendo apoio, juntamente com outros clubes como Interact Club do Maracanã, a empresa Cidadã Multicoisas de Ipanema, Rotary Club do RJ Leblon-Gávea e Rotary Club do RJ Maracanã.

Esta iniciativa pioneira em Copacabana reflete o comprometimento do clube e já sinaliza futuras edições, envolvendo moradores e entidades locais. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das próximas campanhas!

Parabenizamos calorosamente todos os envolvidos nesta ação que demonstra como a resiliência e o foco das “Pessoas em Ação” podem efetivamente fazer a diferença no mundo!