PROGRAMA INTERCÂMBIO DE JOVENS NO PETS 2023/24

O Chair do Intercâmbio de Jovens - 2022/24 Paulo Macedo, associado representativo de nosso Clube em aplestra.
Chair do Intercâmbio de Jovens - 2022/24 Paulo Macedo, associado representativo do Rotary Club do Rio de Janeiro

De 17 a 19 de março O Gov. 2023/24 Pedro Dalbone, promoveu no Hotel Glória em Caxambu, o Seminário de Treinamento dos Presidentes Eleitos - PETS 2023/24. Este treinamento é direcionado aos futuros presidentes de Clubes de Rotary e trata de aspectos regulatórios que envolvem a liderança de clubes, além de uma experiência única de companheirismo entre os novos líderes de um mesmo Distrito.

A convite do Gov. 2023/24 Dalbone, o Chair do Intercâmbio de Jovens - 2022/24 Paulo Macedo, associado representativo de nosso Clube, foi convocado para orientar os 72 Clubes do Distrito presentes no evento, sobre a importância e a funcionalidade do PIJ - PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS.

Na oportunidade do Seminário de Treinamento dos Presidentes Eleitos - PETS 2023/24, o Chair apresentou os seguintes temas:

O que os futuros Presidentes de Clubes precisam saber para participar do programa:

• A documentação do clube precisa estar regularizada;

• O clube precisa indicar um companheiro para atuar como YEO (Oficial de Intercâmbio);

• O clube precisa indicar um companheiro para atuar como Conselheiro.

Atribuições do YEO (Oficial de Intercâmbio):

• É o elo entre a Equipe Distrital e o Clube;

• Divulga o PIJ em sua comunidade (escolas, clubes, igrejas);

• Orienta e dá as primeiras informações a eventuais interessados;

• Uma vez escolhido o jovem, ele irá orientá-lo sobre como conseguir parcerias para os projetos do clube/distrito quando o jovem estiver no exterior.

Atribuições do Conselheiro:

• Orienta o inbound (jovem estrangeiro) em questões que envolvem:

1. A família hospedeira;

2. A escola (é a interface entre o jovem, a escola e o clube);

3. Buscará sempre a integração entre o inbound e o clube, ou seja, convidando-o a tomar parte de projetos e em atividades de companheirismo.

Cabe aqui lembrar que com o objetivo de divulgar o PIJ - PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE JOVENS DO DISTRITO 4571, os Clubes do Distrito podem solicitar a equipe do Distrito o treinamento para melhor entendimento sobre este programa de Rotary.

Parabenizamos o companheiro Paulo Macedo e sua equipe, pela excelente experiência adquirida e aplicada ao longo dos anos frete a liderança do PROGRAMA DE INTERCÂMBIO e pela generosidade em compartilharem seus conhecimentos sempre que possível para todos os líderes de clubes.