O CICLO SE RENOVA. Mensagem da Pres. 2022-2023 Odete Henriquez

Estimadas Companheiras. Estimados Companheiros. Prezados Amigos e Visitantes. Inicia-se a centésima presidência do Rotary Club do Rio de Janeiro. A todos, que a mim confiaram a missão de presidir este grande Clube Centenário para o período rotário de 2022/2023, agradeço a confiança e afirmo que é uma grande honra assumir o mandato. Viver em Rotary e para Rotary, é a missão de servir ao próximo, difundir altos padrões éticos, promover a boa vontade e a paz. Paul Percy Harris, o fundador do Rotary, afirmou: “Seja qual for o significado do Rotary para nós; para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar. “ E qual é o significado do Rotary para nós rotarianas e rotarianos, que neste período rotário está celebrando 100 anos de fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro, o primeiro clube de língua lusa no mundo, e, que se expandiu para todo o Brasil? Afirmo convicta que não existe apenas um, mas muitos são os significados e resultados de Rotary em nossas vidas e no mundo! Os projetos realizados, as lições que aprendemos, os resultados conquistados, vivenciados e que puderam ser compartilhados durante esse século de fundação, consolidam a nossa missão como Rotarianos.

Nossa responsabilidade é praticar e difundir a PROVA QUÁDRUPLA DO ROTARY, não só durante nossas reuniões, mas principalmente no nosso dia a dia, em nossas vidas como cidadãs e cidadãos que procuram proferir o bem e acreditam na paz.

É a VERDADE? É JUSTO para todos os interessados? Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? Será BENÉFICO para todos os interessados?

A compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresários e comunitários; ao escolher fazer parte da família Rotary; ao verbalizar em plenária, o compromisso de fomentar a ética, a paz e a prática de boas relações, a PROVA QUÁDRUPLA passa a ser o pilar de vida de cada membro da família rotária. Nosso compromisso é viver a missão de servir ao próximo com ética, cujo lema adotado pelo Rotary é: “ÉTICA, UM PRINCÍPIO QUE NÃO PODE TER FIM.” E é assim que, neste período Centenário, na presidência do Rotary Club do Rio de Janeiro, com a colaboração valiosíssima de todos os Companheiros que compõe o Conselho Diretor deste período, trabalharei com contumácia e amor, para, de forma justa, igualitária, harmoniosa e principalmente com ética, sublimar os princípios rotários. Não é fácil assumir esta responsabilidade e nem tampouco ser assertiva em todos os aspectos para manter o alto padrão de atuação do Rotary Club do Rio de Janeiro, principalmente no ano do seu Centenário. Mas o desafio tornar-se-á prazeroso e mais suave visto que posso contar com a participação de todos os Associados do clube, Companheiras e Companheiros, meus diletos antecessores, e não tenho dúvida que atuarão em perfeita e total sintonia nos trabalhos vindouros. Sejamos líderes altruístas, estejamos dispostos a servir outras pessoas sem querer delas uma contrapartida. Eu acredito que desde a concepção de cada rotariana e cada rotariano, a missão de servir, de dar de si antes de pensar em si, já vem marcada na alma. E isto é um privilégio! Inspirados no lema rotário do período 2022/2023, IMAGINE O ROTARY, convido a todos a imaginar e REALIZAR ações em conjunto, que contribuam com um mundo melhor, mais justo, mais humanizado, mais amistoso, mais feliz. Iniciei com as palavras do fundador de Rotary, Paul Percy Harris; gostaria de finalizar com as palavras da atual Presidente de Rotary International, Jennifer Jones: “Imagine um mundo que merece o melhor de nós, onde acordamos todos os dias sabendo que podemos fazer a diferença. ” Isto, é ROTARY!

Maria Odete Henriques de Sá

Pres. 2022-2023 do Rotary Club do Rio de Janeiro