AMIZADE, SENTIMENTO GRANDIOSO

“UM AMIGO FIEL É UM INCENTIVO DE VIDA E IMORTALIDADE”

Uma coisa que considero absolutamente essencial é o encontro com o verdadeiro amigo, a quem se pode dizer tudo, sabendo que seremos escutados, encorajados e confirmados com um gesto de pura atenção e até uma palavra de ternura. A amizade quando é encorajamento à fidelidade é uma realidade das mais belas. Nesse particular, a lembrança do comentário e eloquência de Cícero, notável tribuno romano, nos diz que “Na amizade está a suprema harmonia das coisas divinas e humanas.

Quando vivemos ocasiões sombrias, preocupantes, de inegável frustração, como ocorre lamentavelmente nos dias que correm, temos necessidade de procurar um amigo, ao menos, para encontrar o reconforto. Quando às vezes nos sentimos deprimidos, quando o aborrecimento é maior que a alegria, a palavra ou o texto de um amigo, mesmo longínquo, pode nos devolver a paz e a confiança. Consideramos o amigo um refúgio, a amizade uma dádiva e no nosso convívio no Rotary, temos a oportunidade de exercitar inúmeras vezes a capacidade da amizade, do entendimento, da compreensão. Quando nos sentimos estimados, como temos sido reconhecidos pelos amigos, somos nutridos no fundo do coração e quando nutridos pela estima dos outros, isto é um apelo a tornar-se alimento para aqueles que estão em dificuldade, que se sentem sós, muitas vezes angustiados. Procuramos no nosso Club, com o reconhecimento dos companheiros, fortalecer a amizade, a camaradagem, o companheirismo. Assim é o Rotary.

A amizade, no entanto, não nasce de um simples encontro ocasional, nem da mútua necessidade de ajuda. O trabalho em comum tantas vezes realizado através de nossas atividades no Rotary ou a própria convivência, conduzem necessariamente à amizade. Não pensem que são amigas pessoas que se encontram até com frequência no elevador, no transporte público, no escritório ou numa reunião plenária. As possibilidades de amizade crescem, quando é maior a ocasião de difundir o bem que se possui. Só são verdadeiros amigos aqueles que têm alguma coisa a oferecer e ao mesmo tempo a humildade suficiente para receber. Devemos ser fiéis à amizade verdadeira. Consola muito nesta vida ter uma migo a quem abrir o coração, a quem descobrir a própria intimidade e manifestar as penúrias da alma e se alegrar quando houver prosperidade, e quando for o caso, compartilhar a sua adversidade, apoiar e sustentá-lo nos momentos difíceis.

O convívio no Rotary Club, as conversas, as ideias que trocamos em nossas reuniões, trabalhos, conduzem a um receituário de rara e construtiva oportunidade para o fortalecimento da amizade entre companheiras e companheiros. É uma verdadeira escola de viver. Podemos e devemos aproveitar esses momentos para fortalecer a fé nos amigos. São eles que fazem o nosso mundo melhor.

Presidente 2014/2015 Joel Mendes Rennó