MENSAGEM DA GOVERNADORA 2015 / 2016

Queridos Companheiros

Envolvida pelo brilho intenso que iluminou o Rotary no mundo e em especial, no nosso Distrito, sob o comando do Casal Governador Pedro Loureiro Durão e Zélia, dando a todos os seus associados, o orgulho imenso de a ele pertencer e imbuída da grande responsabilidade de dar continuidade a este magnífico trabalho que vem sendo realizado por todos os excelentes Governadores que deixaram, em seus períodos, marcas valiosas de crescimento e desenvolvimento neste que é o Primeiro Distrito Rotário Brasileiro, para o qual também desejo contribuir com algo de bom para os meus sucessores, Governador Guilherme Santos Barbosa e Governador Henrique Sampaio Ferreira, estou assumindo a Governadoria do Distrito 4570 para o período 2015 / 2016, cujo lema “Seja um Presente para o Mundo”, dará a todos nós, a oportunidade de, aproveitando os benéficos raios desta luminosidade que agradavelmente persiste, fazermos uma introspecção para que possamos analisar nossa vida rotária, tirando deduções e encontrando os caminhos para que nos tornemos realmente, dádiva benéfica para os mais diversos ambientes nos quais atuaremos.

Pertencendo a um Clube de Serviços cujo objetivo maior é SERVIR, apesar de sermos voluntários, devemos ter comprometimento com o que assumimos. Por este motivo, cumpre- nos perguntar:
* O que estamos fazendo em Rotary? Como anda nossa atuação?
* Estamos cumprindo as obrigações que nos foram confiadas?
* Estamos realmente, antenados com as necessidades de nossas comunidades?
* Preocupamo-nos com a preservação do meio ambiente?
* Nossos gestos têm sido de estender as mãos aos que precisam?
É necessário darmos atenção a estas questões para que possamos fazer crescer ainda mais, em nossos clubes, a dignidade do nome que carregam, mantendo o reconhecimento e o respeito da sociedade a qual pertencem.

Não é complicado atingirmos nossos objetivos porque o Presidente “Ravi” Ravindran dá-nos as metas a serem alcançadas, enfatizadas em sua Menção Presidencial. Mostra-nos assim, os caminhos que devemos seguir para que nossos clubes sejam eficazes e destacados no desempenho de seus trabalhos. E estas metas nada mais são do que aquelas que devemos realizar no nosso dia a dia em Rotary. A única diferença é que, uma vez que nos foi feita esta orientação, vamos canalizar nossa atenção para o que está sendo solicitado porque, desta forma, todos agindo numa mesma direção, muito mais grandioso será o resultado.

Concentremo-nos, pois, em aumentar nosso Quadro Associativo em dois a quatro associados, dependendo do tamanho do clube, mantendo sempre, entre os mesmos, a inclusão da mulher, motivando ao mesmo tempo, os que já estão, para que no clube, permaneçam. Incentivemos todos os companheiros a doarem pelo menos, US$100 à Fundação Rotária e aqueles que tiverem condições, a tornarem-se doadores periódicos ou especiais. Usemos as Ferramentas On Line para cadastramento e comunicação com RI. Façamos Projetos Distritais ou Globais em parceria com outros clubes ou mesmo, com órgãos governamentais. Criemos um NRDC ou engajemos companheiros em Grupos de Rotarianos em Ação. Unamo-nos para a criação de clubes de Rotaract e Interact e trabalhemos com dedicação neles, não os deixando à própria sorte. Enfim, atuemos com seriedade para termos o que dizer e o que mostrar em valorização a nossa Imagem Pública.

Creio que se conseguirmos atingir todas estas metas, teremos clubes fortes e operosos e estaremos tão plenamente realizados que nossos corações transbordarão de amor, irradiando paz e tornando-nos exemplos vivos do lema: “SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO”.
Ivone Sacchetto – Governadora 2015 / 2016

16 de Agosto de 2017